domingo, 22 de março de 2009

Diferenças

"Têm sido divulgadas na comunicação social várias opiniões que criticam, por vezes de forma veemente, alegadas violações graves de deveres éticos ou legais cometidas no "Jornal Nacional" de 6.ª Feira da TVI. Da mesma maneira, algumas dessas opiniões têm criticado o silêncio, a seu ver incompreensível, da Entidade Reguladora para a Comunicação Social a respeito desta questão. Sobre o assunto, cabe esclarecer o seguinte: deram entrada nesta Entidade várias queixas que têm como objecto a alegada violação de princípios éticos ou legais por parte da TVI, no Jornal acima identificado. Como é seu dever, a ERC pronunciar-se-á em tempo devido sobre essas queixas, apreciando as questões nelas colocadas." Fonte: ERC.

Comparação

AACS acusa Governo de "pressão ilegítima" no caso Marcelo
Por PUBLICO.PT
17.11.2004

A Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS) concluiu que as declarações do ministro dos Assuntos Parlamentares sobre os comentários de Marcelo Rebelo de Sousa na TVI constituem "uma tentativa de pressão ilegítima" sobre a Media Capital e colidem com a "independência dos órgãos de comunicação social".

A AACS apresentou esta tarde as conclusões do inquérito à alegada existência de pressões que levaram ao afastamento de Marcelo Rebelo de Sousa na TVI e que acabou por estender-se às declarações do ministro da Presidência sobre a responsabilidade do poder político na definição do modelo de serviço público de televisão e a
polémica que envolveu a demissão do anterior director do "Diário de Notícias".

Cultura Democrática

O dirigente socialista José Lello acusou esta segunda-feira a TVI de "perseguição pura e dura" ao PS e ao primeiro-ministro José Sócrates, considerando que esta é a estação televisiva que "mais abusa da liberdade de informação".

"A TVI é a estação que mais abusa da liberdade de informação, isso não me surpreende porque o seu director já era useiro e vezeiro a manipular a informação quando tinha um cargo idêntico na RTP", criticou José Lello, em declarações à Lusa.


Não seriam necessários grandes comentários a estas notícias, mas a verdade é que uma vez mais passaram um pouco à margem dos grandes destaques noticiosos, se tivermos como ponto de comparação os destaques que foram dados a declarações semelhantes por parte de Rui Gomes da Silva (PSD) quando atacou Marcelo Rebelo de Sousa. Recordo os editoriais dos principais diários e os destaques em todos os telejornais.

É verdade que existe uma predisposição natural dos aparelhos de PS e PSD para quererem amordaçar as vozes discordantes...mas porquê a diferença de tratamento nas notícias? Será mais importante colocar José Sócrates a dizer que o principal partido da oposição faz birras? Não esquecer que são precisos dois para dançar tango...

Chopin - Nocturne Op.9 No. 2

sábado, 14 de março de 2009

Pão ??!!!



Nos últimos dias os nossos estimados Deputados da Nação fizeram um grande serviço aos Portugueses: conseguiram aprovar, por unanimidade, a diminuição do limite máximo de sal no pão.

As lágrimas até me vieram aos olhos quando soube da notícia: finalmente preocupam-se comigo e não com os grandes interesses pessoais ou empresariais. Aquele massa inútil e que nunca conheceu a meritocracia ou o trabalho árduo fez algo importante. E na televisão é comevedor o "vox populi" a falar e a defender as opções políticas: "a gente temos tensão elevada e isto do sal é para nosso bem".

O sistema financeiro está em colapso, o desemprego aumenta drasticamente, a economia afunda-se, o Governo não faz ideia do que se passa, o Presidente da República está preocupado, estamos quase na Meia-Maratona de Lisboa (interesse do Primeiro Ministro), o Governador do Banco de Portugal consegue não ser demitido, o sector imobiliário está em recessão, o hedonismo impera, as famílias estão em destruição...e aqueles inúteis preocupam-se com o sal no pão??!!!

E que tal se as massas tivessem a liberdade de se afundarem em sal? Será que não conseguem saber o que se pode comer? Serão aqueles inúteis que não nos sabem governar que têm que cuidar de todos nós? Como se fossemos imbecis? Quando é que seremos obrigados a correr todos os dias como o Primeiro-Ministro? É importante termos um Ministério da Nutrição...

Por favor não se esqueçam que este Governo já está em funções há quatro anos e que José Sócrates esteve 10 anos no Governo nos últimos 13 anos...Estão-nos a fazer passar por parvos...

The Quest

Regresso

Algumas semanas sem escrever, apenas atento à insanidade que nos rodeia, ao desgoverno desta nossa Pátria, às massas contentes (ou tristes) com o "pão e circo", o futebol, um oásis sem crise, um PS que nos governa, uma sociedade em processo de auto-destruição, um Primeiro-Ministro que corre em Cabo Verde, o homem-massa que se acha no direito de tudo...imóvel e inerte atento ao escol...