terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Vítor Constâncio - Entre os mais bem pagos do mundo

http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=344262

Foi noticiado nos últimos dias, de uma forma muito discreta, que o Governador do Banco de Portugal é um dos banqueiros centrais mais bem pagos do mundo. Estamos a falar, segundo o Negócios, de cerca de 250 mil euros anuais que são particularmente excessivos se compararmos com os 140 mil euros que ganha o Presidente da Reserva Federal Norte-Americana.

Temos tido a oportunidade de ver os excelentes resultados do consulado de Vítor Constâncio, com os casos sucessivos de falha na supervisão bancária (BCP, BPN e BPP são apenas as faces mais mediáticas), numa instituição que tem como "core-business" a própria supervisão bancária, concentrada que está a política monetária no Banco Central Europeu.

Não acredito, como é típico em alguns demagogos e populistas, que quanto pior melhor, em termos de remunerações de cargos públicos. Devemos conseguir que os melhores quadros queiram desempenhar esses cargos e para tal é preciso salários compatíveis. Contudo, a remuneração deve ser sempre uma função das competências desempenhadas bem como do mérito demonstrado.

Aqui não há mérito, os erros são demasiados e trata-se de um erro de casting, que já estava há muito anunciado...

Sem comentários: